nafta - definition. What is nafta
Diclib.com
قاموس ChatGPT
أدخل كلمة أو عبارة بأي لغة 👆
اللغة:

ترجمة وتحليل الكلمات عن طريق الذكاء الاصطناعي ChatGPT

في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:

  • كيف يتم استخدام الكلمة في اللغة
  • تردد الكلمة
  • ما إذا كانت الكلمة تستخدم في كثير من الأحيان في اللغة المنطوقة أو المكتوبة
  • خيارات الترجمة إلى الروسية أو الإسبانية، على التوالي
  • أمثلة على استخدام الكلمة (عدة عبارات مع الترجمة)
  • أصل الكلمة

%ما هو (من)٪ 1 - تعريف

NAFTA,EUA,MÉXICO E CANADÁ
North American Free Trade Agreement; Tratado de Livre Comércio da América do Norte; NAFTA; NAFTA (tratado); Acordo Norte-Americano de Livre Comércio; Acordo de Livre Comércio da América do Norte; TLCAN; Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
  • Visto aqui [[Carlos Salinas de Gortari]], [[Presidente do México]] (atrás à esquerda), [[George H.W. Bush]], [[Presidente dos Estados Unidos]]  e [[Brian Mulroney]], [[Primeiro-ministro do Canadá]] (atrás à direita).

Nafta         
COMPOSTO QUÍMICO
Nafta industrial; Nafta (combustível)
f.
Betume liquido, incolor, muito inflamável, volátil, de cheiro vivo e penetrante.
(Lat. "naphthas")
nafta         
COMPOSTO QUÍMICO
Nafta industrial; Nafta (combustível)
sf (gr náphtha) Quím
1 Petróleo bruto, especialmente quando ocorre em uma de suas variedades mais voláteis.
2 Cada uma de várias misturas hidrocarbonadas líquidas voláteis, freqüentemente inflamáveis, usadas principalmente como solventes e diluentes e como matéria-prima para conversão em gasolina.
nafta      
s.f. (-1529 cf. ATenr) -quím fração líquida do petróleo que destila entre 100ºC e 200°C, us. como matéria-prima na petroquímica
-etim lat. naphta ou naphtas,ae 'espécie de betume inflamável' gr. náphta,és 'id.', relacionado ao ár. naft ou nift 'betume, petróleo'; ver naft(a/o)- ; f.hist. 1529 natafe , 1563 napta , 1566 náfta , 1552-1570 naphta , 1836 naphtha

ويكيبيديا

Tratado Norte-Americano de Livre-Comércio

Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (em inglês: North American Free Trade Agreement, NAFTA; em francês: Accord de libre-échange nord-américain, ALÉNA; em castelhano: Tratado de Libre Comercio de América del Norte, TLCAN) foi um tratado envolvendo Canadá, México e Estados Unidos, numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1 de janeiro de 1994.

Em 1988, os Estados Unidos e o Canadá assinaram um Acordo de Liberalização Econômica, formalizando o relacionamento comercial entre aqueles dois países. Em 1994, o bloco recebeu a adesão dos mexicanos.

O NAFTA entrou em vigor em 1994 e sua vigência expirou oficialmente em 27 de agosto de 2018, e será substituído pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá após ratificação final pelos países membros. Este comércio regional na América do Norte beneficiou a economia mexicana e ajudou-a a enfrentar a concorrência representada pelo Japão e pela União Europeia. Outros defendem que apenas transformaram o Canadá e o México em "colônias" dos EUA, aumentando a pobreza no México e agravando o desemprego nos EUA.[carece de fontes?]

Restrições também deviam ser removidas de várias categorias, incluindo veículos automóveis e peças para estes, computadores, tecidos e agricultura. O tratado também protegeu os direitos de propriedade intelectual (patentes, copyrights, e marcas registradas) e esboçou a remoção de restrições de investimento entre os três países. Medidas relativas à proteção do trabalhador e do meio ambiente foram adicionadas mais tarde em consequência de acordos suplementares assinados em 1993.

Este acordo foi uma expansão do antigo "Tratado de livre comércio Canadá-Estados Unidos", de 1989. Diferentemente da União Europeia, o NAFTA não cria um conjunto de corpos governamentais supranacionais, nem cria um corpo de leis que seja superior à lei nacional. O NAFTA é um tratado sob as leis internacionais. Sob as leis dos Estados Unidos ela é classificada melhor como um acordo congressional-executivo do que um tratado, refletindo um sentido peculiar do termo "tratado" na lei constitucional dos Estados Unidos que não é seguida pela lei internacional ou pelas leis de outros estados.

As finalidades deste bloco econômico, explicitados no Artigo 102 do acordo que o formaliza, eram:

  • Eliminar as barreiras alfandegárias (imposto de importação), e facilitar o movimento de produtos e serviços entre os territórios dos países-membros;
  • Promover condições para uma competição justa dentro da área de livre comércio;
  • Aumentar substancialmente oportunidades de investimento dos países participantes;
  • Oferecer proteção efetiva e adequada e garantir os direitos de propriedade intelectual no território de cada um dos participantes;
  • Criar procedimentos efetivos para a implementação e aplicação deste tratado, para sua administração conjunta e para a resolução de disputas;
  • Estabelecer uma estrutura para futura cooperação trilateral, regional e multilateral para expandir e realçar os benefícios deste acordo.

Em suma, a finalidade era de ampliar os horizontes de mercado dos países membros e maximizar a produtividade interna. Tal maximização é obtida por meio da liberdade organizacional das empresas, o que as permite que se instalem, de acordo com suas especializações, nos países que apresentarem menores custos dos fatores de produção.

Tornar o dólar a moeda única nas transações comerciais entre os parceiros do NAFTA encontra sérias resistências da sociedade mexicana e até de certos setores do governo onde há o temor da perda da identidade nacional.

No dia 27 de agosto de 2018, o então presidente norte-americano Donald Trump anunciou um novo acordo com o México. O novo acordo comercial entre os três países foi assinado ainda no mesmo ano, denominado USMCA (sigla para Acordo Estados Unidos, México e Canadá em inglês), a assinatura se deu em razão das fortes críticas ao acordo anterior que Trump julgava desde a campanha presidencial americana de 2016 de ser desfavorável para os Estados Unidos. Em dezembro de 2019, foi aprovado na Câmara dos Representantes.

أمثلة من مجموعة نصية لـ٪ 1
1. Tatyana Bashmakova, general director of Nafta Co., said by telephone Tuesday that FK Kapital was a parent company of both Nafta–Moskva and Nafta Co.
2. South Carolina has been devastated by NAFTA and trade deals like NAFTA.
3. BUSH: In terms of opening up NAFTA, renegotiating NAFTA is a mistake, in my judgment.
4. NAFTA exists and NAFTA –– when you analyze it an objective way, it benefits –– beneficial to America.
5. Now is not the time to renegotiate NAFTA or walk away from NAFTA.